13/07 - Gazin

De eletrodomésticos a imóveis: descubra como o Consórcio impulsionou o mercado de crédito brasileiro

Veja como os planos de consórcio revolucionaram a forma de consumo

 

 

 

Houve uma época no Brasil, em que para se comprar uma geladeira, por exemplo, era preciso juntar o dinheiro de várias famílias para poder financiar a compra. Foi assim que no começo da década de 1960 surgiram as primeiras associações de consórcio. Amigos, vizinhos ou colegas de trabalho uniam as economias mensalmente para comprar um único bem e sortear entre eles.

 

Assim, já se desenhava um esboço de como funcionaria a dinâmica dos consórcios, que ganharam grande notoriedade nos anos 80, quando era difícil encontrar uma família que não participasse de pelo menos um plano.

 

O que as empresas começaram a fazer foi uma organização para a compra coletiva, que pudesse incentivar o comércio e a indústria brasileira. Os consórcios, em seu início, eram mais voltados para a compra de automóveis e caminhões, bens que foram fundamentais para desbravar o país, em sua fase de maior industrialização.

 

Com a popularização dos grupos, a Receita Federal passou a regular e fiscalizar este mercado, até 1991, com a eleição do Banco Central para substituir esta função. Com a vinda do Banco Central tivemos significativas mudanças no sistema de consórcios, como três pontos principais para a modalidade funcionar como a conhecemos hoje:

 

- estipulou claramente a figura da administradora, dos grupos e consorciados;

- colocou os interesses do grupo como sendo prioridade sobre o interesse de um único consorciado;

- liberou as administradoras da obrigatoriedade da entrega dos bens, autorizando o uso do crédito em todo o mercado e dando a liberdade aos consorciados de escolher os fornecedores que ofereciam as melhores vantagens.

 

Outra importante mudança estipulada pelo Banco Central foi a obrigatoriedade de as administradoras realizarem aplicações financeiras com o dinheiro em caixa dos grupos, fazendo com o que o crédito nunca ficasse parado, sem render.

 

O Consórcio abriu os caminhos de possibilidades e oportunidades de conquistar desde um eletrodoméstico, passando por um carro ou moto e chegando no grande sonho do brasileiro, que é a aquisição da casa própria. E a modalidade vem sempre se adaptando ao mercado – hoje é possível pagar por planos que possibilitam financiar o estudo dos filhos, uma viagem, e até mesmo investir na economia de energia, com os planos para instalação de energia solar.

 

Conheça histórias incríveis de como o consórcio mudou, sempre para melhor, a vida de muitos  brasileiros. Clique aqui que muitas histórias e personagens reais vão te inspirar a tirar seu sonho da gaveta. A diferença entre desejar e realizar está um telefonema ou um clique seu.

 

Entre em contato com um dos canais de atendimento do Consórcio Gazin e entre para o time de felizes proprietários dos mais variados bens e serviços disponíveis. Vai ficar aí parado? Tenho certeza que não! Com o Consórcio Gazin, você deixará de ser apenas um sonhador sim!

 

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.