02/02 - Gazin

Por que é importante planejar a aposentadoria?

A educação financeira tem sempre um olhar no nosso eu futuro

Envelhecer é um evento natural e esperado. E exatamente por ser esperado, é muito importante que nos preparemos financeiramente, pois todos nós queremos chegar lá com qualidade de vida, não é mesmo? Vamos, então, falar de aposentadoria, ou melhor, da preparação financeira para esta fase da vida.

Vamos começar fazendo algumas perguntas: o que você quer fazer no futuro, quando aposentar-se? Fazer o que gosta? Ter sossego? Segurança? Viajar? Ter qualidade de vida? Manter o mesmo padrão de vida de hoje? Seja qual for o seu desejo, é preciso preparar-se. Então, como você pretende atingir isso?

O planejamento para a aposentadoria exige fazer essa reflexão. É por isso que preparar-se envolve diferentes aspectos: os desejos, os sonhos e as escolhas de cada um. E seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa: sempre haverá implicações financeiras.

Vamos tratar agora de três pontos bastante importantes para você refletir.

1. Aumento da expectativa de vida

Em 1980, a expectativa de vida do brasileiro estava em 62,5 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2012, ela subiu para 74,5 anos. Isso significa que, em 30 anos, a esperança de vida do brasileiro aumentou 12 anos.

Mas nós sabemos que o futuro é incerto. Ninguém sabe até quando vai viver. Você pode esperar viver 73 anos, mas chegar aos 80 anos “vendendo saúde”. Isso seria ótimo, não? E você sabia que isso está cada vez mais frequente? E quer uma notícia boa? Até 2050, é provável que a expectativa de vida do brasileiro ultrapasse os 80 anos! Então, vamos nos preparar para viver mais e com qualidade.

2. Aumento do custo de vida

O aumento do custo de vida na terceira idade é mais um ponto para cautela. Muitos gastos sobem quando já estamos aposentados. Esse é o caso, por exemplo, dos gastos com planos de saúde e com medicamentos em geral. Certamente, esse é mais um caso que varia de pessoa para pessoa, de família para família, sendo mais um ponto de atenção na hora de planejar a sua aposentadoria.

3. Concretização de sonhos

Para alguns, a aposentadoria pode envolver a realização de viagens e cursos ou a dedicação a hobbies e projetos sociais. São projetos que devem ser planejados, além da manutenção do padrão de vida desejado. Ou seja, se faz parte do seu projeto, por exemplo, uma viagem longa a cada dois anos, os custos dessas viagens devem ser planejados. O mesmo vale para quem quer se dedicar a uma nova profissão, por exemplo. Que tal pesquisar o preço do curso e outros custos envolvidos para cursá-lo?

Afinal, quem precisa se preocupar com a aposentadoria?

A princípio, todos nós, independentemente da idade. Sabendo que dinheiro tem valor no tempo e que os juros compostos fazem crescer o montante de forma exponencial, é importante fazer um bom planejamento para o longo prazo e, quanto maior for o prazo, mais os juros podem trabalhar a nosso favor.

Assim, uma regra básica para o planejamento de sua aposentadoria é: quanto antes você começar a investir nela, menor será o aporte necessário para concretizar os seus sonhos. Portanto, que tal começar… hoje?


O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.