24/03 - Gazin
Não existe resposta certa. Existem caminhos.
Não é raro as pessoas desejarem comprar um bem em nome de filhos, pais ou cônjuge. Por isso, uma dúvida frequente que existe é sobre a possibilidade de comprar um bem ou contratar um serviço em nome de terceiros, com o crédito do consórcio.
Infelizmente, não é possível realizar essa operação no Sistema de Consórcios. O valor do crédito contemplado deverá ser utilizado exclusivamente para aquisição de bens ou contratação de serviços em nome do próprio consorciado.
Isso se deve, principalmente, à alienação do bem à administradora, até que o saldo devedor do consorciado esteja integralmente quitado.
A alienação do bem, bem como garantias complementares a serem apresentadas para a utilização do crédito, serve para cobrir o pagamento do saldo devedor, caso o consorciado contemplado se torne inadimplente. Neste caso, a administradora poderá executá-las e obter recursos para ressarcir o grupo. Logo, elas contribuem para que o direito de todos à contemplação seja preservado.
Em caso de o consorciado ter quitado todo o seu saldo devedor, a compra do bem em nome de terceiros irá depender dos procedimentos da administradora e/ou do contrato de adesão. É possível que a administradora exija a compra do bem em nome do consorciado, que poderá fazer a transferência para a pessoa desejada na sequência.
Caso ainda tenha débito e queira colocar o bem em nome de um terceiro, uma opção seria negociar com a administradora a transferência do seu contrato de consórcio para a pessoa desejada.
Neste caso, a administradora analisará as condições (como a capacidade de pagamento do possível novo titular), cabendo a ela aprovar ou não a transferência. Vale destacar ainda que essa operação pode incorrer no pagamento de multa por quebra de contrato.
Conversar com a Administradora e conhecer os caminhos possíveis estabelecidos por ela ou pelo contrato é sempre o melhor caminho. Há sempre uma possibilidade que vai se encaixar ao contexto da necessidade de cada cliente.
Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.