13/04 - Gazin

Você sabe o que é custo de oportunidade?

Gasto? Ganho? Perda? Nós esclarecemos pra você!


Quando falamos em “custos”, logo pensamos no valor que precisamos desembolsar para alcançar um objetivo. Por exemplo, quanto irá nos custar comprar e manter um veículo. Mas também existe um outro tipo de custo mais difícil de ser calculado, que é o chamado de “custo de oportunidade”. No texto de hoje, vamos ver o que é isso e qual a sua relação com o consórcio.

“Custo de oportunidade” é o valor ou benefício que você abre mão ao fazer uma escolha. Ou seja, é o que você perde ao escolher uma coisa em detrimento de outra. 

Estes custos estão presentes diariamente nas decisões que tomamos. Como na simples escolha de ir para o trabalho de carro ou de transporte coletivo. Ao optar pelo carro, você terá um custo maior, mas terá conforto. Nesse caso, a economia que você deixou de fazer, será o seu custo de oportunidade. Já optando pelo transporte público, seu custo de oportunidade será o conforto do qual você abriu mão.

No caso de uma empresa, ela pode investir seus recursos em aplicações financeiras, e ganhar com os rendimentos, ou comprar novos equipamentos e ampliar a produção, aumentando as vendas e a lucratividade em médio e longo prazos. Ao optar por investir na produção, ela abre mão dos rendimentos das aplicações financeiras, sendo esse seu custo de oportunidade. 

E como sabemos qual a decisão mais acertada?

Este é o ponto. Não há decisão certa ou errada! Tudo depende do seu objetivo. Se sua economia diária, ao optar pelo transporte público, por exemplo, for planejada para alcançar um objetivo maior, essa escolha fará todo sentido.

Logo, o fundamental ao tomar uma decisão é considerar onde você deseja chegar e como suas escolhas podem impactar nesse objetivo.

E você deve estar pensando: qual o custo de oportunidade ao fazer um consórcio?

Como nossos recursos são limitados, precisamos fazer escolhas financeiras ao longo da vida. E nem sempre é fácil. Abrir mão de conforto ou de comprar um produto desejado exige foco e disciplina. E esse é o custo de oportunidade do consórcio: você abre mão de algumas coisas supérfluas, para conquistar um bem ou serviço desejado lá na frente, ao ser contemplado no consórcio.

O consórcio te ajuda a aproveitar as oportunidades, pois com essa modalidade você planeja seu futuro, se organiza financeiramente, pagando valores justos, e usa o tempo a seu favor. 

Entre as oportunidades que o consórcio te ajuda a aproveitar estão: 

- adquirir a casa própria e sair do aluguel;

- adquirir um imóvel, cujo aluguel pode gerar uma renda extra, formando ou complementando sua aposentadoria no futuro;

- fazer um curso no exterior, agregando à sua carreira profissional;

- comprar um veículo para se tornar um profissional autônomo;

- modernizar seus móveis e decoração, seja da casa ou do escritório;

- fazer uma cirurgia plástica, aumentando sua autoestima;

- conquistar vários outros sonhos, que você não teria disciplina para juntar o dinheiro sozinho. 

Gostou? Avalie seus sonhos, escreva os prós e os contras de várias decisões a serem tomadas, avalie seus custos de oportunidade e mexa-se! Seu sonho sempre começa com um pequeno, mas decisivo passo!

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.