05/05 - Gazin

Afinal de contas, o consórcio é ou não é uma opção de investimento?

Nós te ajudamos a descobrir e tirar sua própria conclusão


O consórcio está cada vez mais popular entre os brasileiros. A modalidade, que vem crescendo mesmo em meio à pandemia, tem sido uma grande aliada para a realização de sonhos pessoais, familiares e profissionais. Mas será que podemos dizer que consórcio é investimento?

A resposta é… Depende! Entenda o porquê.

O que é investimento?

Antes de começar, vamos esclarecer o que é investimento, pois é preciso compreendê-lo como algo além de uma aplicação financeira. De acordo com o Banco Central do Brasil, “investimento é a aplicação dos recursos que poupamos, com a expectativa de obtermos uma remuneração por essa aplicação”.

Por exemplo: quando uma empresa adquire um ativo, como um veículo, imóvel ou equipamento, ela está fazendo um investimento, visto que esses ativos irão gerar renda. Ou seja, tanto ativos para o negócio, quanto aplicações financeiras são investimento.

Nesse sentido, a classificação do consórcio como investimento vai depender de como o bem ou serviço adquirido com o crédito será utilizado.

Vamos trazer agora este exemplo para a pessoa física. O bem adquirido pode gerar renda na forma de aluguéis, no caso de imóvel. Ou ser o instrumento de trabalho para um motoboy, no caso de uma motocicleta. O consorciado pode adquirir, ainda, um carro para prestar serviços de transporte por aplicativo. Ou um caminhão, para transporte autônomo ou frotista.

Modalidades para todos os gostos

O mercado financeiro é amplo e oferece uma gama extensa de produtos, cabendo ao consumidor ou investidor decidir por aquele que mais atende às suas necessidades em determinado momento de sua vida. Não fosse assim, todos investiriam em uma modalidade só, não é mesmo?

Portanto, dependendo do objetivo do consorciado, podemos afirmar que consórcio é, sim, um investimento.

E você, já é um investidor? Como está cuidando do seu dinheiro e dos seus sonhos? 

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.