26/05 - Gazin

Pontualidade do pagamento do consórcio supera 90%

O índice supera os números das demais modalidades de financiamento avaliadas

O pagamento do consórcio é efetuado dentro do prazo em mais de 91% das parcelas. Foi o que constatou pesquisa realizada pela Serasa Experian, com base em dados de 1,6 milhão de pessoas do Cadastro Positivo. Trata-se do maior percentual obtido entre as modalidades de financiamento avaliadas, perdendo apenas para o consignado, que é descontado diretamente em conta.

A pontualidade no pagamento do consórcio superou outras quatro modalidades. São elas: financiamento automotivo (88,5%), empréstimo pessoal (88,5%), financiamento imobiliário (87,9%) e cartão de crédito (86,8%). No recorte por faixa etária, a pontualidade superou os 93% entre quem tem mais de 60 anos, mas ficou em 89,7% no público de até 35 anos.

E por que é elevada a pontualidade no pagamento do consórcio?


Para a Gerente do Departamento Jurídico da ABAC – Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, Elaine da Silva Gomes, um dos fatores que ajuda a explicar o fato do pagamento do consórcio ser tão pontual é a contemplação. “Não acredito que seja o ponto principal, há também outros fatores a serem considerados, como as parcelas serem mais baixas que outras modalidades. Porém, a pontualidade está diretamente ligada ao desejo do consorciado ser contemplado, seja por sorteio ou lance”, pondera.

Isso acontece porque os contratos de consórcio trazem regras que excluem o consorciado inadimplente de participar dos sorteios e de ofertar lances. Ou seja, ele perde a chance de realizar seu objetivo inicial, definido no momento em que entrou para o grupo de consórcio. “Aqueles que ainda não foram contemplados, certamente fizeram o consórcio com o objetivo de ter a carta de crédito na mão, por isso, o pagamento acaba se tornando uma prioridade no orçamento de quem optou por esta modalidade de financiamento”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A questão da pontualidade se mantém relevante mesmo entre quem já foi contemplado e adquiriu o bem ou serviço. Afinal, cada participante do grupo depende da contribuição de todos os consorciados para cumprir o grande objetivo de receber o crédito e, assim, ter acesso ao mercado de consumo.

Sobre a pesquisa da Serasa Experian


A partir das informações da base de dados do Cadastro Positivo da Serasa Experian, o levantamento inédito considerou uma fotografia de novembro de 2020, dentro de uma amostra de 1,6 milhão de pessoas que utilizam algum produto financeiro em todo o país. O estudo buscou identificar o comportamento dos brasileiros em relação ao consórcio como: representatividade, pontualidade e comprometimento da renda, com visões por faixa de renda, idade, estados e regiões do Brasil.

Veja abaixo algumas curiosidades da pesquisa:


- No geral, 11,8% dos rendimentos são destinados ao pagamento das parcelas do consórcio. É o menor, se comparado com as demais modalidades de financiamento, como consignado, empréstimo pessoal ou automóveis.

- Os consumidores com renda acima de R$ 10 mil possuem a maior penetração nos consórcios (6,8%), mas os de menores rendimentos são os que possuem a maior pontualidade.

- A região Norte, que reúne a maior parte da população com rendimentos menores, registra maior penetração frente às demais (3,6%), com pontualidade de 94,9%, acima da média nacional.


Viu como o planejamento do consórcio, as baixas taxas de juros, os variados segmentos e possibilidades de uso e a certeza da contemplação, mesmo que em médio e longo prazos, fazem do consórcio uma excelente opção de investimento e que cabe no orçamento da maioria dos brasileiros, mesmo em tempos difíceis? Venha realizar seu sonho, você também!

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.