07/10 - Gazin

Posso retomar ao meu grupo de consórcio ou resgatar o valor?

Imprevistos podem acontecer. Neste momento de instabilidade econômica, muitas famílias tiveram seus planejamentos financeiros impactados e, por isso, mudaram suas prioridades. Para casos assim, o resgate do dinheiro investido em um plano de consórcio pode ser um auxiliador para regular a situação monetária.

Se pelo motivo citado ou outro um consorciado não conseguir cumprir os pagamentos de pelo menos três prestações do seu plano, infelizmente ele será considerado excluído de seu grupo e poderá resgatar parte do dinheiro pago que foi destinado nas parcelas.

Mas nem tudo está perdido e o sonho desejado pode ser retomado. Caso deseje ser reinserido, é possível entrar em contato com o atendimento do Consórcio Gazin, para que refaçam o cálculo do saldo devedor, renegociem as parcelas abertas, diluindo-as nas demais, e, assim, o participante volta a integrar seu grupo original.

E se não quiser voltar, posso resgatar o dinheiro?

Essa possibilidade consta no contrato do participante, porém o consorciado deverá atentar-se que a administradora é respaldada pelo artigo 408 do Código Civil, artigo 10, § 5º da Lei nº 11.795/2008 e ainda o artigo 53, §2º do Código de Defesa do Consumidor e pode cobrar do ex-participante do grupo a penalidade (cláusula penal) de 10% do valor do crédito que for restituído.

Além deste valor, consta também em lei e está presente no contrato, que outros valores são descontados no resgate. Sendo eles: a taxa de administração, incluindo as que foram antecipadas, prêmios de seguro e fundo de reserva. Ou seja, o valor destinado ao fundo comum do grupo poderá ser resgatado.

Se o consorciado tiver dado lance, o valor pago também não será restituído. Mesmo não participando mais do grupo, o consorciado cancelado continua com vínculos e deveres, então o montante será considerado como crédito parcial e será usado para quitação de parcelas na ordem inversa dos vencimentos ou podendo ser utilizado quando da contemplação ou encerramento do grupo. Por isso é de extrema importância que, mesmo não participando mais, o ex-integrante do grupo deverá manter seus dados cadastrais atualizados.

Conheça mais sobre os planos e sistema do Consórcio Gazin. Em nosso site você encontra o contrato completo para análise. Aproveite para fazer uma simulação.

Fale Conosco

    0800-644-8282
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 12hs
    (Horário de Brasília)
    E-mail: consorciogazin@gazin.com.br
    Ouvidoria: 0800-707-4580
    consorcio.ouvidoria@gazin.com.br
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2021 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.