16/05 - Consórcio

Título: Mitos e verdades sobre Consórcios

Os consórcios são uma das opções de investimento mais populares no mercado, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como eles funcionam e se realmente valem a pena. Neste post, vamos desvendar alguns dos mitos e verdades sobre consórcios para ajudar a esclarecer essas questões.


Mito 1: Consórcios são apenas para quem não tem dinheiro para pagar à vista

Embora os consórcios sejam uma opção popular para quem não tem condições de comprar um bem à vista, eles também podem ser uma estratégia inteligente para quem busca um planejamento financeiro a longo prazo. Com parcelas que podem ser adaptadas ao orçamento de cada um, o consórcio permite que o participante se organize financeiramente para adquirir um bem com mais tranquilidade.


Mito 2: Consórcios são um tipo de empréstimo

Ao contrário dos empréstimos, os consórcios não envolvem juros. O que acontece é que os participantes pagam uma taxa de administração para a empresa responsável pelo consórcio. Essa taxa é diluída ao longo do tempo e não impacta tanto o valor final do bem.


Mito 3: Consórcios são arriscados

Todo investimento envolve algum grau de risco, mas os consórcios são considerados uma opção mais segura do que outras formas de investimento, como ações e fundos de investimento. Isso porque os consórcios são administrados por empresas regulamentadas pelo Banco Central, o que traz mais segurança para os participantes.


Mito 4: Consórcios são uma forma de poupança forçada

Em parte, sim. Mas a vantagem dos consórcios é que eles permitem que os participantes façam uma poupança de forma programada e estruturada, com um objetivo claro em mente. Ou seja, é uma forma de poupar com um propósito específico e se preparar para adquirir um bem sem comprometer o orçamento mensal.


Mito 5: Consórcios são difíceis de serem contemplados

Embora não haja garantia de quando um participante será contemplado, existem diversas estratégias que podem aumentar as chances de ser sorteado. Uma delas é dar lances, que são valores adicionais oferecidos pelo participante para aumentar suas chances de ser contemplado antes do prazo final do consórcio.


Com essas informações, esperamos ter esclarecido alguns dos mitos e verdades sobre consórcios e ajudado a compreender melhor essa opção de investimento. Se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais, não deixe de buscar informações adicionais e considerar se o consórcio é a melhor opção para você com um de nossos especialistas

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.