13/10 - Gazin

Como ensinar educação financeira às crianças?

Disciplina e comprometimento que se aprende de pequeno


Um dos dilemas com o qual os pais sempre se deparam é sobre quando começar a tratar de dinheiro com as crianças. No nosso país, não temos muito esta cultura nem em casa nem nas escolas, mas saiba que se isso for feito da forma correta, pode fazer toda a diferença no futuro dos pequenos.

As crianças devem participar da organização do orçamento familiar e começarem a discutir sobre a administração da própria mesada para que elas aprendam logo a lidar com os recursos que possuem, com planejamento, com economia para atingir objetivos maiores e até com a frustração de gastar tudo e ter que esperar para receber mais.

É importante, inclusive, deixar que elas cometam erros e sofram as consequências disso, para, então, conversar sobre o problema e tirar a lição aprendida de cada situação. Dessa forma, as crianças aprendem bem mais rápido e por conta própria, afinal, eles não vão virar especialistas financeiros da noite para o dia. Nem em um mês. Nem em um ano. Isso deve ser feito durante toda a fase de crescimento.

Outra dúvida que os pais têm é sobre quanto dar de mesada aos pequenos. Isso é muito individual e tem que ser definido de acordo com as condições financeiras de cada família. Mas mesmo com boa condição, os filhos precisam aprender desde cedo a dar valor a cada quantia recebida.

Os pais devem orientar os filhos na hora de gastarem o dinheiro, sempre aconselhando que eles economizem uma parte, mas não podem interferir totalmente em como eles irão gastar o restante, pois tudo é uma questão de prioridade e saber escolher e fazer renúncias também faz parte do processo de amadurecimento financeiro e pessoal.

E você, como trata a educação financeira na sua casa?

Se nunca pensou nisso, a hora é agora!

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.