26/10 - Gazin
Leia, fique atento e passe adiante.
Dez milhões de pessoas foram vítimas de golpes financeiros entre janeiro de
julho de 2020, segundo informações publicadas no site Techtudo. Conseguir
evitar golpes como esses, exige uma postura de atenção permanente por parte do
consumidor. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a fugir de
golpistas.
Cuidado com e-mails e ligações
Recebeu ligações ou e-mails com
ofertas ou pedidos de informações? Nesse caso, não forneça senhas, números de
cartão de crédito, endereço ou qualquer dado sensível. Desconfie de qualquer
contato que diga se tratar do banco, da financeira, da companhia de água, luz,
gás ou telefone.
Para sua segurança, faça contato você
mesmo para a sua agência ou o seu gerente, ou para o número do Serviço de
Atendimento indicado no site oficial da empresa na internet. É fundamental
buscar sempre os canais oficiais presentes no site da empresa.
Atenção com links recebidos via redes sociais ou aplicativos
Muitas notícias falsas, as famosas
fake news, costumam circular por redes sociais e serviços de mensagens
instantâneas, como o WhatsApp. Tome bastante cuidado com o que receber por
essas fontes. Para evitar golpes, dê preferência a canais oficiais de informações,
como a página oficial do seu banco ou do Banco Central.
Se receber links de fontes suspeitas,
não clique. Esses links podem instalar programas que roubarão informações
sensíveis, como senhas bancárias e números de cartão de crédito.
Lojas de ‘fachada’ e boletos falsos são golpes comuns
A compra pela internet faz cada vez
mais parte da nossa vida. Apesar da conveniência, esse hábito abre espaço para
golpistas. Um dos golpes mais comuns são as lojas “de fachada”. Esses
estabelecimentos oferecem produtos e serviços em condições muito vantajosas,
mas, depois da compra, não fazem a entrega. Outro, são os boletos com códigos
de barra verdadeiros, mas informações falsas sobre o beneficiário. Nesse caso,
o boleto traz os dados de uma suposta loja ou pessoa específica, mas o
verdadeiro destinatário do recurso é o próprio golpista.
Anote alguns cuidados essenciais a
serem tomados ao se comprar pela internet:
- Desconfie de preços muito abaixo
dos praticados no mercado;
- Pesquise se a loja realmente existe
e se opera de forma regular;
- Consulte se essas empresas possuem
reclamações registradas em sites especializados ou consulte o perfil em
consumidor.gov.br;
- Ao pagar o boleto, verifique, no
caixa eletrônico, no internet banking ou no aplicativo do celular, se o nome do
beneficiário do pagamento é da pessoa ou empresa para quem você pretende
transferir o recurso.
Desconfie de promessas de soluções financeiras
Desconfie de soluções financeiras,
como renegociação de dívidas, ofertas de emprego, saque de FGTS, seguro
desemprego ou programas de renda emergencial. Não responda a mensagens, nem
clique em links enviados por desconhecidos, ou que tenham aparência estranha –
muito extensos ou de sites desconhecidos, por exemplo.
Tenha especial cuidado com arquivos
com final “.exe”. Isso significa que é um arquivo executável. Ou seja, que pode
instalar um programa no seu celular ou computador e roubar seus dados. Havendo
qualquer dúvida, ignore o link e procure diretamente a empresa por meio de seu
site oficial na internet.
Os golpes são muitos e vão sempre se
atualizando, de acordo com as novidades também no mercado. Fique sempre atento,
desconfie de vantagens exageradas e procure sempre os canais de comunicação
oficiais de bancos, lojas, empresas ou instituições financeiras ou
governamentais.
Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.