07/01 - Gazin
Segmento de Consórcios conseguiu se reinventar em um 2020 desafiador.
Planejamento tem tudo a ver com o
setor de consórcios e é fundamental em qualquer negócio. Porém, nenhuma
atividade econômica está imune a situações inesperadas, como a pandemia da
Covid-19 em 2020. Assim como diversas atividades econômicas, o consórcio também
foi impactado. Mas vamos te ajudar a entender a mobilização do Sistema de
Consórcios para que esse quadro se revertesse nos meses seguintes.
No livro “Só os paranoicos
sobrevivem”, Andrew S. Grove, ex-presidente da Intel, fala que é preciso ter
equipes bem preparadas, alertas e paranoicas para reverter quadros
desfavoráveis. Isso porque, obviamente, não existe um sinal de alerta para
mudanças repentinas, que são chamadas de “pontos de inflexão estratégica”.
Pontos de inflexão estratégica podem
ocorrer por diversos motivos. Eles podem afetar uma empresa, todo um segmento
ou mesmo toda uma economia, como aconteceu em 2020.
Veja abaixo alguns exemplos:
- Uma concorrência inesperada para
seu produto;
- Novas regras regulatórias;
- Novas formas de fazer negócios;
- Mudanças nos hábitos dos
consumidores;
- Mudanças bruscas na economia.
Setor de consórcios no enfrentamento da pandemia
O setor sentiu os efeitos da
pandemia, assim como todo o mundo, refletindo na queda brusca das vendas em
março e abril. Porém, graças à rápida e eficiente atuação das administradoras
de consórcios e da ABAC, esse quadro se inverteu rapidamente.
Com a queda nas adesões em março e
abril, o setor buscou se adaptar ao novo momento. Preocupadas com os atuais e
futuros consorciados, as empresas se mobilizaram para oferecer respostas que
pudessem manter a confiança e a credibilidade do mecanismo.
A mobilização das equipes, as novas
formas de comercialização de cotas, um novo formato para atendimento ao
consorciado, o teletrabalho... Foram algumas das medidas adotadas pelas
administradoras de consórcios durante a pandemia.
Como representante do Sistema de
Consórcios, a ABAC também se movimentou. Uma das primeiras providências foi o
pleito apresentado ao Banco Central para que os consorciados contemplados e com
todas as parcelas quitadas pudessem, a critério da administradora, retirar o
crédito em dinheiro, sem necessidade de esperar o prazo de 180 dias a partir da
data de contemplação.
Dessa forma, o Sistema de Consórcios
superou os diversos desafios surgidos instantaneamente pelo coronavírus,
voltando a crescer a partir de maio, até voltar a registrar recordes positivos a
partir do 2º semestre.
E este ano, continuamos preparados
para atender às demandas individuais de cada cliente e fazer o setor crescer,
junto com a realização dos sonhos dos nossos clientes.
Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.