07/01 - Gazin

Balanço Positivo

Segmento de Consórcios conseguiu se reinventar em um 2020 desafiador.


Planejamento tem tudo a ver com o setor de consórcios e é fundamental em qualquer negócio. Porém, nenhuma atividade econômica está imune a situações inesperadas, como a pandemia da Covid-19 em 2020. Assim como diversas atividades econômicas, o consórcio também foi impactado. Mas vamos te ajudar a entender a mobilização do Sistema de Consórcios para que esse quadro se revertesse nos meses seguintes.

 

No livro “Só os paranoicos sobrevivem”, Andrew S. Grove, ex-presidente da Intel, fala que é preciso ter equipes bem preparadas, alertas e paranoicas para reverter quadros desfavoráveis. Isso porque, obviamente, não existe um sinal de alerta para mudanças repentinas, que são chamadas de “pontos de inflexão estratégica”.

 

Pontos de inflexão estratégica podem ocorrer por diversos motivos. Eles podem afetar uma empresa, todo um segmento ou mesmo toda uma economia, como aconteceu em 2020.

 

Veja abaixo alguns exemplos:

- Uma concorrência inesperada para seu produto;

- Novas regras regulatórias;

- Novas formas de fazer negócios;

- Mudanças nos hábitos dos consumidores;

- Mudanças bruscas na economia.

 

Setor de consórcios no enfrentamento da pandemia

O setor sentiu os efeitos da pandemia, assim como todo o mundo, refletindo na queda brusca das vendas em março e abril. Porém, graças à rápida e eficiente atuação das administradoras de consórcios e da ABAC, esse quadro se inverteu rapidamente.

 

Com a queda nas adesões em março e abril, o setor buscou se adaptar ao novo momento. Preocupadas com os atuais e futuros consorciados, as empresas se mobilizaram para oferecer respostas que pudessem manter a confiança e a credibilidade do mecanismo.

 

A mobilização das equipes, as novas formas de comercialização de cotas, um novo formato para atendimento ao consorciado, o teletrabalho... Foram algumas das medidas adotadas pelas administradoras de consórcios durante a pandemia.

 

Como representante do Sistema de Consórcios, a ABAC também se movimentou. Uma das primeiras providências foi o pleito apresentado ao Banco Central para que os consorciados contemplados e com todas as parcelas quitadas pudessem, a critério da administradora, retirar o crédito em dinheiro, sem necessidade de esperar o prazo de 180 dias a partir da data de contemplação.

 

Dessa forma, o Sistema de Consórcios superou os diversos desafios surgidos instantaneamente pelo coronavírus, voltando a crescer a partir de maio, até voltar a registrar recordes positivos a partir do 2º semestre.

 

E este ano, continuamos preparados para atender às demandas individuais de cada cliente e fazer o setor crescer, junto com a realização dos sonhos dos nossos clientes. 

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.