10/02 - Gazin

É seguro vender um bem ou serviço para um consorciado contemplado?

Segurança e garantia garantem uma boa negociação


Você tem um veículo à venda e recebeu proposta de um consorciado contemplado que vai pagar com o crédito do consórcio. E agora? Quais os procedimentos? Será essa uma transação segura? Como se certificar que vou receber o pagamento? Se esse é o seu caso, este texto é pra você!

No Sistema de Consórcios, o consorciado contemplado tem poder de compra à vista. Ou seja, estar contemplado é como ter dinheiro na mão. A diferença é que o pagamento é realizado diretamente pela administradora ao vendedor. Dessa forma, após a escolha do vendedor ou prestador de serviços pelo consorciado, a administradora realiza o pagamento.

Procedimentos

Por exemplo: após escolher o veículo e o vendedor, o consorciado informará à administradora. Em seguida, a empresa irá solicitar cópia da documentação e agendar sua vistoria. Uma vez aprovada a compra, o proprietário do veículo preencherá e assinará a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), para que a administradora dê continuidade à liberação do crédito.

Em função da transferência do documento e da alienação fiduciária exigidas pela administradora para liberação do crédito, o vendedor pode firmar um contrato à parte com o interessado. Nesse caso, ele deve registrar, dentre outros pontos importantes, o valor do bem e como será realizado o pagamento. Também deve-se considerar eventual cancelamento do negócio, com custos a cargo do interessado.

Negociação com segurança

Como em qualquer negociação, a venda por meio do crédito do consórcio é totalmente segura, desde que tomados os cuidados necessários.

No caso de venda para consorciado contemplado, recomenda-se que o vendedor:

- Certifique-se de que o consórcio é administrado por uma empresa autorizada a funcionar pelo Banco Central. Para isso, você pode consultar a relação no site do BC ou consultar a ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio;

- Solicite declaração da administradora de consórcios, confirmando a condição de contemplação da cota, bem como o valor do crédito e a autorização para a compra do veículo específico;

- Firme um contrato de compra e venda com a parte interessada. Formalize valor, como e quando será feito o pagamento, e a volta do bem para o seu nome, em caso de não pagamento pela administradora, pela falta de aprovação da compra.

Bem de maior valor

Caso o bem em negociação tenha valor maior do que o crédito do consorciado, a diferença deverá ser paga diretamente pelo comprador. É importante que tudo o que for acordado entre as partes conste no contrato de compra e venda.

Tomando os devidos cuidados, como em toda negociação de compra e venda, a venda para um consorciado contemplado é segura e confiável, principalmente quando o comprador for cliente de uma administradora sólida no mercado, como o Consórcio Nacional Gazin.

Venda para consorciado contemplado? Na Gazin, pode confiar sim!

Fale Conosco

    0800-644-8282
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 12hs
    (Horário de Brasília)
    E-mail: consorciogazin@gazin.com.br
    Ouvidoria: 0800-707-4580
    consorcio.ouvidoria@gazin.com.br
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2021 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.