08/07 - Gazin

ABAC completa 54 anos em 2021

Mais de meio século em prol do setor de consórcios

No dia 20 de junho de 1967, um grupo de comerciantes se reuniu com o objetivo de se organizarem para defender o futuro do consórcio no país. O mecanismo, que tinha acabado de surgir no Brasil, já começava a se popularizar. Nascia assim a ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, que em 2021 está celebrando 54 anos de atuação.


A fundação da ABAC partiu da necessidade de haver uma entidade que pudesse representar os interesses das empresas de consórcio perante o poder público. O mecanismo havia surgido oficialmente cinco anos antes, em Brasília, quando um grupo de funcionários do Banco do Brasil se reuniu com o objetivo de formar uma poupança comum voltada para aquisição de veículos leves.


À medida que outros grupos e empresas começaram a surgir, em um cenário sem qualquer regulamentação, a ABAC nasceu, sendo comandada inicialmente por uma diretoria provisória. Alguns meses depois, o advogado e contabilista Ruy Mendes assumiu a presidência da instituição.


À princípio, a atuação da ABAC se pautava pela resolução nº 67, que marcou a primeira intervenção governamental no Sistema de Consórcios, ainda em 1967. Dois anos depois, em 1969, a entidade publicou no jornal Folha de São Paulo um estudo sobre a importância do consórcio para a economia, prática que até hoje é exercida pela ABAC, no sentido de gerar informações que possam agregar a tomada de decisões e as estratégias das empresas do setor.


Regulamentação: forte atuação até a promulgação da Lei dos Consórcios


A entidade precisou enfrentar diversos desafios para encarar a ausência de regulamentação, que começou a ganhar corpo em 1971, quando entrou em vigor a lei nº 5.768, que embora não fosse exclusiva do setor de consórcios, estabeleceu regras para a organização e o funcionamento dos grupos, além de exigir a prévia autorização do Ministério da Fazenda para as administradoras.


Ainda na década de 1970, a ABAC promoveu o primeiro evento para reunir empresas de consórcio e pessoas ou entidades envolvidas no Sistema. Surgiu o Simpósio Nacional dos Administradores de Consórcio (SINAC), realizado em Poços de Caldas (MG), de 25 a 28 de outubro. Foi o embrião do CONAC – Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios, que é o maior evento do Sistema de Consórcios, fundamental para o constante desenvolvimento das administradoras e do próprio mecanismo.


Nos anos 1980, a ABAC mostrou seu pioneirismo com a criação do Departamento de Atendimento ao Consumidor (DAC), que esclarece dúvidas sobre o funcionamento do mecanismo e atua como intermediária junto à administradora de consórcios, quando necessário. A iniciativa foi criada em 1983, portanto sete anos antes da publicação do Código de Defesa do Consumidor, que alterou profundamente as relações de consumo no Brasil.


Nos anos seguintes, o Governo Federal publicou uma série de decretos, normativos e portarias que estabeleciam regras para o funcionamento do consórcio. A ABAC encampou uma grande luta para elaborar a Lei que, em 8 de outubro de 2008, tornou-se um dos principais marcos do Sistema, a Lei Federal n. 11.795, conhecida como Lei do Consórcio. Essa legislação trouxe segurança jurídica para o Sistema de Consórcios, culminando em uma rota de ascendência que acumula resultados recordes, como as 3 milhões de adesões contabilizadas em 2020.


Quer conhecer mais sobre a ABAC?


Pautada em princípios como ética, transparência, isonomia e responsabilidade social, a ABAC se consolidou como representante e desenvolvedora do Sistema de Consórcios, modalidade tão importante para realização dos sonhos dos brasileiros. Para conhecer mais sobre a trajetória da entidade, que se confunde com a própria história do consórcio, conheça o site e o blog da Associação. Você vai ficar por dentro da história, das notícias do segmento e até pode fazer o download do livro lançado na comemoração dos 50 anos da ABAC.

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.