08/07 - Gazin
A fundação da ABAC partiu da necessidade de haver uma entidade que pudesse representar os interesses das empresas de consórcio perante o poder público. O mecanismo havia surgido oficialmente cinco anos antes, em Brasília, quando um grupo de funcionários do Banco do Brasil se reuniu com o objetivo de formar uma poupança comum voltada para aquisição de veículos leves.
À medida que outros grupos e empresas começaram a surgir, em um cenário sem qualquer regulamentação, a ABAC nasceu, sendo comandada inicialmente por uma diretoria provisória. Alguns meses depois, o advogado e contabilista Ruy Mendes assumiu a presidência da instituição.
À princípio, a atuação da ABAC se pautava pela resolução nº 67, que marcou a primeira intervenção governamental no Sistema de Consórcios, ainda em 1967. Dois anos depois, em 1969, a entidade publicou no jornal Folha de São Paulo um estudo sobre a importância do consórcio para a economia, prática que até hoje é exercida pela ABAC, no sentido de gerar informações que possam agregar a tomada de decisões e as estratégias das empresas do setor.
A entidade precisou enfrentar diversos desafios para encarar a ausência de regulamentação, que começou a ganhar corpo em 1971, quando entrou em vigor a lei nº 5.768, que embora não fosse exclusiva do setor de consórcios, estabeleceu regras para a organização e o funcionamento dos grupos, além de exigir a prévia autorização do Ministério da Fazenda para as administradoras.
Ainda na década de 1970, a ABAC promoveu o primeiro evento para reunir empresas de consórcio e pessoas ou entidades envolvidas no Sistema. Surgiu o Simpósio Nacional dos Administradores de Consórcio (SINAC), realizado em Poços de Caldas (MG), de 25 a 28 de outubro. Foi o embrião do CONAC – Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios, que é o maior evento do Sistema de Consórcios, fundamental para o constante desenvolvimento das administradoras e do próprio mecanismo.
Nos anos 1980, a ABAC mostrou seu pioneirismo com a criação do Departamento de Atendimento ao Consumidor (DAC), que esclarece dúvidas sobre o funcionamento do mecanismo e atua como intermediária junto à administradora de consórcios, quando necessário. A iniciativa foi criada em 1983, portanto sete anos antes da publicação do Código de Defesa do Consumidor, que alterou profundamente as relações de consumo no Brasil.
Nos anos seguintes, o Governo Federal publicou uma série de decretos, normativos e portarias que estabeleciam regras para o funcionamento do consórcio. A ABAC encampou uma grande luta para elaborar a Lei que, em 8 de outubro de 2008, tornou-se um dos principais marcos do Sistema, a Lei Federal n. 11.795, conhecida como Lei do Consórcio. Essa legislação trouxe segurança jurídica para o Sistema de Consórcios, culminando em uma rota de ascendência que acumula resultados recordes, como as 3 milhões de adesões contabilizadas em 2020.
Pautada em princípios como ética, transparência, isonomia e responsabilidade social, a ABAC se consolidou como representante e desenvolvedora do Sistema de Consórcios, modalidade tão importante para realização dos sonhos dos brasileiros. Para conhecer mais sobre a trajetória da entidade, que se confunde com a própria história do consórcio, conheça o site e o blog da Associação. Você vai ficar por dentro da história, das notícias do segmento e até pode fazer o download do livro lançado na comemoração dos 50 anos da ABAC.
Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.