14/07 - Gazin

Consórcio e Investimento

Existe concorrência ou não entre essas modalidades? Leia e descubra

Com uma população de 215 milhões de habitantes e 94,4 milhões de brasileiros trabalhando (dados do IBGE), o Brasil possui um grande mercado consumidor. Dá para imaginar a diversidade de sonhos e necessidades que uma população tão grande e variada como a nossa tem? Será que existe apenas uma modalidade capaz de atender a tantas expectativas?


Consumidores em diferentes momentos de suas vidas demandam soluções diferentes para atingir seus objetivos. Há aqueles que desejam bens e serviços de imediato, por exemplo. Ao mesmo tempo, há os que podem e conseguem se planejar para ter uma opção mais acessível e com menor custo, e com entrega a médio e longos prazos.


Financiamento ou Consórcio? Será que existe concorrência e/ou rivalidade?


Quando o consumidor não tem como comprar pagando à vista, ele busca alternativas. E há muito se discute ou se compara duas possibilidades dentro deste cenário. A primeira, por crédito ou empréstimo, utilizando as várias linhas de financiamento; a segunda, via consórcio.


Uma análise de dados dos últimos 11 anos mostra que há muitos momentos em que a demanda por uma modalidade cresce e a outra acompanha. E, na maioria das vezes, em que uma apresenta queda, a outra acompanha novamente e também cai, ao contrário do que muitos pensam que elas rivalizam e têm movimentos de mercado opostos. A análise considerou o “Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito”, divulgado pela Serasa Experian, e as “Vendas de Cotas de Consórcio”, divulgadas pela ABAC, de dezembro de 2010 a dezembro de 2020.


As variações na procura por financiamento e consórcio mostram que o que influencia a escolha por um ou outro são fatores comuns em qualquer análise econômica. Entre eles, podemos citar renda, recessão, aumento ou diminuição de empregos e fatores mercadológicos.


O que queremos ressaltar aqui é que consórcio não exclui financiamento, e vice-versa. Cada modalidade é adequada a um perfil de consumidor. As expectativas, os sonhos e as necessidades de cada um é que irão determinar sua escolha.  

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.