19/08 - Consórcio

Consórcio ou Financiamento, o que é melhor para você?

Tudo começa com um sonho. Depois, o planejamento. Aí é colocar a “mão na massa” para tornar aquele sonho em realidade.

Seja o sonho da casa própria, da formatura, de um automóvel ou mesmo a tão sonhada viagem, a decisão de concretizá-lo muitas vezes encontra um impasse: a falta de dinheiro suficiente para a aquisição à vista. E é neste momento que você precisa se fazer duas perguntas para recorrer a uma dessas opções: consórcio ou financiamento.

  1. Quanto você está disposto a pagar para realizar seu sonho?

  2. Quanto tempo você pode esperar para que ele se realize?

Para te ajudar a entender as características e os diferenciais entre consórcio e financiamento, trago neste post informações precisas de cada opção, para assim te ajudar a definir a que tem mais vantagens e melhor cabe no seu bolso, sem prejudicar seu orçamento pessoal.

Consórcio

A melhor definição é que o consórcio é uma associação com objetivo de poupar, realizar um investimento, para compra futura de um bem, onde há a participação de um grupo de pessoas físicas (você e outros consorciados) e uma pessoa jurídica (a empresa administradora). Com a contemplação da carta de crédito, o consorciado poderá realizar a compra do bem e continuar pagando prestações até a quitação total das parcelas.

Financiamento

Já o financiamento é uma compra parcelada diretamente com o banco, com taxas e juros, no qual o valor total é dividido para ser quitado em um prazo estabelecido em contrato, porém o valor total é liberado rapidamente.

Pagamento

As formas de pagamento do consórcio são definidas em contrato e variam conforme a administradora, que pode fixar o percentual que será cobrado, além dos critérios para reajustes das parcelas.

Já no caso do financiamento, cada instituição tem seus requisitos para aprovação do financiamento do bem, não é uma certeza que será liberado o financiamento, mas a maioria dos bancos exigem que o comprador tenha pelo menos 20% do valor total do bem que deseja financiar.

Taxas e juros

Sem juros e com taxas administrativas menores que as opções do financiamento, os consórcios costumam apresentar:

  1. Taxa de administração;

  2. Fundo comum para aquisição dos bens, entre os participantes do grupo do consórcio;

  3. Fundo reserva para proteção do funcionamento do grupo;

  4. Seguro, se contratado, para garantir o pagamento das parcelas em caso de eventualidades, como morte ou desistência.

Já o financiamento, além dos juros, também apresentam cobrança de outras taxas, com base em duas tabelas:

  1. SAC - abatimento constante, conforme pagamento do valor emprestado pelo banco. Dessa forma, as parcelas tendem a diminuir parcela a parcela;

  2. TABELA PRICE - As prestações são contínuas e são formadas por juros, além das cotas de amortização, ou seja, dos pagamentos graduais do empréstimo que o banco concedeu para o financiamento.

Empresas responsáveis

Os consórcios são realizados por empresas administradoras, como o Consórcio Nacional Gazin. Já os financiamentos são comumente administrados por bancos.

Vantagens e benefícios

Consórcio - Sem cobrança de entrada e juros, e diversas opções de prazos e créditos, é a opção ideal para quem deseja uma compra programada, sem pressa. Ou seja, você gasta menos e se depara com menos burocracias.

Financiamento - O dinheiro é liberado rapidamente para a aquisição do bem, mas para isso acaba pagando mais com taxas e juros.


E aí, consegui te ajudar a entender qual é a melhor opção para você? Se optar por um consórcio, dê uma olhada nos planos do Consórcio Gazin e faça a sua simulação gratuita.

Aqui no blog do Consórcio Gazin você encontra muitas outras dicas de planejamento e gestão financeira.

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.