22/01 - Gazin
Adotar práticas
de consumo consciente ainda é uma dificuldade para a maioria dos brasileiros.
Entretanto, já há o reconhecimento quanto aos impactos ambientais causados pelo
consumo inadequado de recursos naturais. Esse comportamento foi identificado em
pesquisa da CNDL/SPC Brasil, divulgada em outubro do ano passado.
Realizada com consumidores
de todas as capitais do país, a pesquisa mostrou que a maioria (97%) possui
alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente, tanto pela falta
de hábito como pela dificuldade individual de mudança de postura. O alto preço
dos produtos orgânicos (37%) e os obstáculos em separar o lixo para a
reciclagem (32%), foram os principais empecilhos mencionados pelos
entrevistados.
Esses dados
fazem parte do Indicador de Consumo Consciente (ICC), que em 2019 atingiu 73% –
mesmo percentual registrado em 2018. O ICC pode variar de 0% a 100%: quanto
mais próximo de 100% for o índice, maior é o nível de consumo consciente.
De acordo com o
levantamento, o brasileiro ainda é considerado um consumidor em transição. Ou
seja, mais da metade (58%) mantém práticas de consumo consciente, mas em
frequência aquém da desejada. Já três em cada dez (29%), se encaixam como um
verdadeiro e eficiente ‘consumidor consciente’. Outros 13% somam os pouco ou
nada conscientes, felizmente em menor quantidade nos dias de hoje.
O estudo mostrou
ainda que no Brasil há uma visão de consumo consciente mais voltada ao aspecto
financeiro. Para 41% dos entrevistados, ser sustentável significa adotar
hábitos que evitem o desperdício e as compras desnecessárias.
Para 32%, o
consumo consciente é entendido como a necessidade de se refletir sobre as
consequências de uma compra antes de concretizá-la. Outros 14%, por sua vez,
pensam em atitudes que tem como foco economizar dinheiro, enquanto apenas 11%
correlacionam a ação de economizar com a preservação do meio ambiente.
Em uma escala de
1 a 10 de autoavaliação sobre a prática de consumo consciente no dia a dia — em
que 1 corresponde a “nada consciente” e 10 significa “muito consciente” —, os
entrevistados atribuíram a si mesmos a nota média de 7,7.
O ICC acompanha
as mudanças nos hábitos de compra e outras ações cotidianas dos brasileiros ao
longo do tempo, considerando os aspectos financeiros, ambientais e sociais.
Abaixo, relacionamos apenas os aspectos apontados em relação ao uso consciente
do dinheiro. Conheça quais foram as dez práticas mais comuns identificadas:
- Sempre
pesquisa preço de tudo, mesmo quando compra itens baratos (89,8%);
- Deixa de
comprar um produto novo, enquanto o que tem ainda pode ser utilizado ou
consertado (89,5%);
- Busca
oportunidades para evitar o consumo, recorrendo às trocas, reaproveitamento
e/ou conserto, buscando usufruir a duração máxima dos produtos (88,2%);
- Sempre planeja
as compras do dia a dia, como supermercados, feiras e pequenas compras que faz
(87,2%);
- Controla o
valor da conta do telefone mês a mês visando à economia (84,7%);
- Ao ver colegas
ou amigos com coisas novas ou que estão na moda, não se importa e não fica com
tanta vontade a ponto de comprar (84,6%);
- Para
economizar, faz em casa muitos serviços que poderiam ser contratados fora, como
manicure, pet shop, cinema, lanches (84,3%);
- Não liga para
marcas, se importando mais com a qualidade do produto (83,6%);
- Já se
arrependeu por ter comprado coisas que não precisava muito (80,3%);
- Na maioria das
vezes, vai aos lugares a pé ou de bicicleta para economizar com transporte
(80,1%);
Ao todo, a
pesquisa CNDL/SPC Brasil entrevistou 837 consumidores, de todas as capitais
brasileiras, nos meses de maio e junho de 2019, acima de 18 anos e de todas as
classes sociais. A pesquisa tem uma confiança de 95%.
E você, já pensou no que pode fazer para se
aproximar do consumidor consciente?
Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.